quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Reunião Ordinária do dia 16/12/2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
1ª Sessão solene em homenagem aos 80 anos de instalação da Capitania Fluvial do São Francisco em Pirapora
"A história desta gloriosa Instituição, que soube conquistar com dignidade, através de 80 anos de ação intensa e continuada, grandiosos títulos de valor militar e de dedicação aos interesses da coletividade, se identifica o com a própria história de Pirapora e do Estado de Minas Gerais."
Vereador Domingos do INSS, em seu discurso.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Reunião Ordinária de 07/12/2009
Reunião Ordinária de 30/11/2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Convite para a 1ª Sessão Solene, em homenagem aos 80 anos da instalação da Capitania Fluvial do São Francisco em Pirapora
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Reunião Ordinária de 23/11/2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Reunião Ordinária de 23/11/2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Reunião Ordinária de 09/11/2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Reunião Ordinária de 26/10/2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Reunião Ordinária de 19/10/2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Inauguração da Praça Silvia Ribeiro e do PSF do Industrial

segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Reunião Ordinária de 05/10/2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Reunião Ordinária de 28/09/2009
Palestra: Educação no trânsito
Ao vigésimo quarto dia de setembro de 2009, no salão de reunião da Coopeduc, aconteceu uma palestra, organizada pelo vereador Domingos do INSS e que contou com a presença do também vereador Agnaldo Barbosa, autoridades locais e alunos da Escola Estadual Fernão Dias, para debater sobre o tema educação no trânsito.
O promotor público, Dr. Felipe Amantéa, falou sobre o tema, presenciado no decorrer de sua carreira. Fala também dos delitos cometidos no trânsito, gerados pela falta de educação, ressaltando a importância da maioridade na direção de um veículo. Ele também mencionou sobre diversas penalidades, como por excesso de velocidade, embriaguez, falta de socorro e falta de habilitação. Por fim, fala sobre a importância do trabalho de conscientização para a segurança do trânsito.
Representando o Corpo de Bombeiro, o sargento João Roquete falou sobre salvamento e socorro no trânsito, e o perito criminal Dr. Elder, representando a Polícia Civil, falou sobre cidadania. Este último ainda falou da importância de os pedestres andarem nas calçadas e do cuidado para atravessar as ruas, sempre que possível, usando as faixas de pedestre, e alerta os ciclistas para que andem sempre pela direita, um atrás do outro. Elder ainda fala da importância de ter a habilitação antes de ter veículos e alerta ainda sobre o transporte de crianças em motocicletas.
O Vereador Domingos do INSS, por fim, agradeceu a presença do SEST SENAT (que participou exibindo um vídeo sobre educação no trânsito), das autoridades presentes e os alunos da Escola Estadual Fernão dias.
Promotor de justiça Dr. Felipe Amantéa.
Sargento João Roquete, do Corpo de Bombeiros
Dr. Elder, Perito Criminal.
O Vereador Domingos do INSS ao lado do promotor, Dr. Felipe.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
1ª Audiência Pública sobre o Trânsito em Pirapora
A criação de Órgão Executivo Municipal de Trânsito de Pirapora-MG foi debatida em audiência publica no Auditório da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Pirapora (ACIAPI).
Os problemas relacionados ao trânsito de Pirapora, no que diz respeito à circulação de veículos, ciclistas e pedestres e à desorganização do transito, principalmente na área central da cidade, foram debatidos em audiência pública realizada pela Câmara de Municipal de Pirapora na última terça-feira, 22/09/2009, com a participação da Prefeitura Municipal.
Foram apresentadas na 1ª audiência pública para discutir a municipalização as Minutas do Anteprojeto para criação do Órgão Executivo Municipal de Trânsito da Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI) e o Regimento Interno da JARI do Órgão Executivo Municipal de Trânsito.
O debate contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Vereador Helder Braga (PPS) e dos Vereadores Domingos Fonseca Ramos “Domingos do INSS” (PSC), Agnaldo Barbosa (PPS), Orlando Pereira (DEM), Major Renato Coelho (Comandante da 11ª Companhia Independente da Policia Militar/MG), 1º Sargento João Roquete (representando Comandante do Corpo de Bombeiros/MG, Tenente Fabiano), Doutor Helder (Perito Criminal), representando Doutor Adauto Correa, Delegado da 39ª Delegacia Regional de Policia Civil/MG, Doutor Carlos Murilo Vice Presidente da 50ª Subseção OAB/Pirapora-MG e o Secretário Municipal de Administração e Finanças Senhor Heliomar Silveira (representando o Prefeito Municipal). Também se fizeram presentes Dalton Figueiredo, Secretário Municipal de Planejamento Alexander Fontona, Presidente da ACIAPI, Jarbas da Fonseca, Presidente do CDL, Tenente Flavio, representado a Policia Rodoviária, Senhora Lucimar e Senhor Hugo, representando do SEST SENAT, Xavier, diretor da Auto Escola Xavier e Célio Rodrigues, Diretor da Auto Escola Reginorte.
Após a abertura dos trabalhos pelo presidente da Câmara Vereador Helder Braga, falou sobre a importância da municipalização do trânsito. Em seguida o Vereador Domingos do INSS, autor do requerimento, apresentou as Minutas do Anteprojeto de criação de Órgão Executivo Municipal de Transito, Junta Administrativa de Recursos e Infrações e o Regimento Interno da JARI, com a seguinte justificativa: “Objetiva-se mobilizar o Poder Público e a Sociedade para discutir sobre o sistema de trânsito no Município de Pirapora, em se considerando a ampliação das competências municipais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº. 9.503/1997) - que estatui a divisão de responsabilidades entre os órgãos federais, estaduais e municipais, ao tornar obrigatória a municipalização do trânsito (Artigo 24).
Por isso, o Município logrou conquistar o direito de encontrar soluções para os problemas locais de trânsito, o que figura-se razoável em se tratando do local onde o cidadão efetivamente mora, trabalha, estuda e se movimenta, encontrando circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.
Sabemos que a mudança traz encargos para o Município, na contratação de agentes de fiscalização e nas campanhas educativas. Ainda assim, a cidade percebe vantagens financeiras, em contrapartida de maior percentual de arrecadação na aplicação de multas a partir da assunção de despesas. A audiência pública discutiriu a possibilidade de municipalização do trânsito.
Conclui-se, pois, que, antes de ser obrigação, a municipalização do transito é um direito, cujo exercício bem gerenciado trará benefícios para a cidade, os cidadãos com melhor qualidade de vida e incremento das receitas municipais.
O Legislador precisa atender aos interesses do Cidadão Piraporense, fazendo com que cada um possa participar mais das atividades do Legislativo. Esta Comissão Especial teve a oportunidade de discutir com a comunidade, através de Audiência Pública, todos os problemas inerentes ao trânsito do Município de Pirapora”. Finalizou.
Assista aqui os vídeos expostos pelo SEST/SENAT durante a audiência. O primeiro vídeo fala de responsabilidade civil e criminal, e o segundo sobre educação no trânsito.
sábado, 19 de setembro de 2009
Convite para a 1ª Audiência Pública para debater o trânsito

Bastidores
